Reserva de Emergência
É recomendável que seja reservado pelo menos 6 meses de seu custo de vida em um lugar seguro e com fácil resgate.
FINANÇAS PESSOAIS
Ester S. Dossenbach
12/20/20221 min read
Durante a pandemia percebemos o tamanho da importância de uma reserva de emergência. Sei que a realidade do povo brasileiro é de trabalhar hoje para prover o sustento de amanhã, e pensar em ainda ter que fazer uma reserva é algo muito difícil. Mas muitos possuem sim condições de poupar um pouco todos os meses para atingir uma reserva de emergência, que seja equivalente a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida essencial.
O ideal é que cada um veja a sua área de trabalho, e em muitas é recomendável uma reserva de até mais que 12 meses!!!! Esse caso é recomendável, principalmente, para quem possui a renda muito volátil, como corretores, advogados, autônomos no geral e pessoalmente indico para quem tenha filhos e uma família que dependa unicamente da sua renda.
Por ser um dinheiro destinado à emergências, é necessário que tenha alta liquidez, ou seja, que esse dinheiro seja facilmente revertido em dinheiro palpável para que você consiga usá-lo nessa emergência. Por isso o ideal é que esteja em aplicações com possibilidade de resgate imediato.


